Desafiadora Reforma de Casa no Humaitá, Rio de Janeiro
Esta casa espaçosa e encantadora no bairro do Humaitá, na cidade do Rio de Janeiro, teve seu projeto de reforma desenvolvido pelo escritório da arquiteta Maria Claudia Faro, que tem mais de 20 anos de experiência na área de arquitetura e design de interiores.
A integração de ambientes é um dos destaques do projeto, que criou um espaço multiuso com áreas de jantar, estar e TV onde a cor branca e a madeira clara predominam. Esta área também se integra com a cozinha por uma abertura que proporciona iluminação natural. A área multiuso também ganhou farta luz natural e ventilação com três amplas janelas.
Na parte externa da casa, o muro antes despojado recebeu paisagismo, com plantas verdes e viçosas que passaram a ser a vista das janelas da casa. O jardim e uma área de lazer com churrasqueira complementam o projeto do lado externo. Confira!
Projeto
O projeto de reforma desta casa espaçosa, aconchegante e convidativa no Humaitá, bairro da cidade do Rio de Janeiro, foi desenvolvido pelo escritório comandado pela arquiteta Maria Claudia Faro, que tem experiência de mais de 20 anos em projetos de arquitetura residencial, design de interiores, iluminação e acompanhamento e execução de obras residenciais e comerciais.
Comprometida com uma arquitetura que tem vínculos fortes e estreitos com a sustentabilidade, a profissional se formou em arquitetura e urbanismo pela FAU-UFRJ em 1994 e, já no ano de formatura, integrou uma equipe de jovens arquitetos que venceu o concurso Favela Bairro e recebeu menção honrosa no concurso Vilas Cariocas. Também fez parte da equipe da ArquiTraço Arquitetura e Urbanismo, uma das principais referências no País em projetos de urbanismo para favelas, tendo realizado projetos bem-sucedidos nas comunidades do Borel, Jacarezinho, Vila Canoas e outras.
É preciso dizer que a preocupação social e ambiental da arquiteta caminha lado a lado com seu interesse pelos aspectos técnicos e estéticos da sua área de atuação, tendo participado em 2002 de curso de planejamento de interiores do prestigiado Fashion Institute of Technology (FIT), sediado em Nova York, nos EUA.
A qualidade do trabalho realizado pelo escritório da arquiteta Maria Claudia Faro pode ser avaliada neste belíssimo projeto de reforma. Embora a casa estivesse em ótimo estado, ela necessitava de muitas mudanças para ficar mais atual e se integrar ao jardim.
A fachada da casa não podia ser alterada, mas era possível mexer na compartimentação interna, preservando os elementos mais marcantes da arquitetura de época. Para derrubar paredes e integrar ambientes foi preciso fazer um reforço estrutural com vigas metálicas.
A área de estar da casa era, antes da reforma, composta de três ambientes pouco integrados nos quais havia uma deficiência na entrada de ar e luz natural. A solução encontrada foi integrar os três ambientes de modo a transformá-los em um único ambiente multiuso. Também foi aberta uma cozinha americana que permitiu a entrada do sol e forçou a ventilação cruzada.
Com mais ventilação e luz natural, a área de estar também teve aumentada a sua integração visual com a área externa, de maneira a trazer o jardim para dentro da casa. Já nos fundos do imóvel, um quarto de serviço foi demolido para dar espaço para a churrasqueira, que se integra com a cozinha e o jardim.
Área de estar
Nas imagens acima e abaixo, vemos a sala de jantar que integra a área de estar. Nelas, podemos ver a janela divisória em madeira clara que se comunica com a cozinha, cula base em tijolinho faz um belo contraste com a parede branca. A mesa branca e redonda em estilo moderno vem acompanhada por confortáveis de bonitas cadeiras de madeira clara. Por sua vez, junto à janela divisória, vemos banquetas modernas na cor preta e, acima da janela, uma prateleira alta e branca otimiza o espaço, que é ocupado por livros e objetos decorativos. Um toque de cor é dado pela luminária pendente amarela acima da mesa de jantar. Já o piso branco confere amplitude e leveza ao espaço.
Aqui, vemos a lateral da área de jantar, na qual uma escada em madeira leva ao andar superior e cujo vão abriga perfeitamente a bicicleta, o que dá à decoração um toque simpático e informal.
Nesta imagem, vemos ao fundo a sala de estar em que predomina a cor branca das paredes e da poltrona de canto. No caminho, uma poltrona preta e um banquinho em madeira clara, que estão voltados para a área de TV.
A área de estar é constituída de uma sala comprida que ganhou farta entrada de luz natural e conexão com o jardim por meio das janelas que ladeiam a porta de madeira com visor de vidro.
A mesma parede apresenta mais uma janela ao lado de uma parede que abriga um buffet de madeira e um quadro figurativo.
No primeiro plano, vemos a área de TV que se conecta com a área de estar e a de jantar. Um confortável sofá cinza com banqueta preta de couro está disposto diante de uma parede de tijolinho na qual está instalado o aparelho de TV, logo acima de um rack de madeira, como vemos na imagem abaixo.
Aqui temos uma visão mais abrangente da área de TV, com paredes de tijolo à vista, prateleiras em madeira e uma bancada no mesmo material que serve de home-office.
A cozinha, por sua vez, tem paredes brancas e armários e bancadas pretas, que se destacam contra o piso claro. Podemos ver também a abertura que a integra com a área de jantar.
Área externa
A entrada da casa ganhou paisagismo com a presença de verde em um muro anteriormente despojado de qualquer encanto, o que propiciou uma vista agradável de todas as janelas da casa, que se abrem justamente para o muro.
No fundo da casa, em continuidade ao jardim, há uma área de lazer, que vemos em detalhe na imagem abaixo: paredes de tijolinhos em composição com plantas verdes, iluminação por arandelas e móveis pretos de metal e design moderno.